Pimenta do Reino
A pimenta-do-reino pode ser usada em diversas formas e para temperar vários tipos de alimentos, como carnes, peixes, legumes, saladas, sopas, molhos, massas, risotos, queijos, pães e sobremesas:
- Na forma de grãos ou em pó
- No início ou no final do preparo dos pratos
- Combinada com outros temperos, como alho, cebola, ervas, limão, vinagre e mostarda
- Moída na hora para intensificar o sabor, o aroma e a picância
A pimenta-do-reino é um condimento muito apreciado no mundo e vai bem com quase tudo. Ela é fundamental para uma boa marinada, fazendo com que o churrasco fique ainda mais delicioso.
Além de tempero, a pimenta-do-reino também pode ser usada para fins medicinais no preparo de chás, na forma de óleos essenciais ou cápsulas. O chá feito com pimenta-do-reino é um remédio natural eficaz para problemas digestivos, ajudando a aliviar a indigestão e a flatulência.
Páprica
A páprica é um tempero muito versátil que pode ser usado em diversas receitas, tanto na culinária quanto na indústria alimentícia:
- Culinária Pode ser usada em carnes assadas, peixes, sopas, refogados, pães, arroz, legumes, frutos do mar, molhos, cremes, ensopados, massas, batatas fritas, tortas salgadas, canapés, omeletes, ovos mexidos e ovos pochê.
- Indústria alimentíciaÉ utilizada para carnes congeladas ou defumadas, arroz, manteiga e queijos.
A páprica é feita a partir de pimentões secos e moídos, e pode ser doce, picante ou defumada. Ela é rica em vitaminas, sais minerais e antioxidantes, e pode trazer vários benefícios à saúde, como ajudar a controlar a dor e a inflamação, melhorar a qualidade do sono e beneficiar a saúde dos olhos.
Cúrcuma
A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, é um tempero muito usado na culinária indiana e asiática. Pode ser usada de várias formas, como em pó, na raiz fresca ou em infusão:
- Em póPode ser polvilhada em legumes, arroz, ovos, sopas e molhos. É comum adicioná-la ao arroz refogado para dar sabor e cor amarelada.
- Na raiz frescaPode ser ralada e usada em sopas, ensopados e assados. O sumo da raiz fresca pode ser usado em molhos para saladas.
- Em infusãoPode ser feita com uma colher de chá de pó de cúrcuma em 150 ml de água fervente, deixando repousar por cerca de 10 a 15 minutos.
Para aumentar a biodisponibilidade da curcumina, é recomendado consumi-la junto com gorduras, como azeite de oliva e oleaginosas, e pimentas, como pimenta-preta ou pimenta-do-reino.
A cúrcuma também pode ser usada em marinadas para carnes, frutos do mar e legumes, em smoothies, em molhos, como hummus, ou em preparações de queijo.